
Solenidade de Santa Beatriz
agosto 11, 2025
50 Aniversário Canonização
janeiro 6, 2026Irmã María del Carmen de la Purísima Concepción nasceu em Avedillo (Zamora) em 28 de outubro de 1895. Em 16 de junho de 1914, ingressou no mosteiro de El Pardo. Era jardineira do jardim do convento, humilde, natural e simples. Recebeu a Palma do Martírio aos 41 anos e 21 anos de vida religiosa.
As duas irmãs foram descobertas pelos milicianos e levadas junto com o casal que as havia acolhido. As duas monjas conseguiram a libertação do casal que as havia abrigado, mas elas permaneceram presas. Na madrugada de 22 de agosto de 1936, os milicianos as levaram pela estrada de Aragão até Vicálvaro. Foram fuziladas em um terreno baldio e seus corpos foram jogados nos portões do cemitério. O coveiro soube que eram freiras, limpou e arrumou seus corpos, martirizados por ódio à fé. Antes de enterrá-las, fotografou os cadáveres das freiras e os enterrou em um local que marcou secretamente. Ao final da guerra, em 24 de maio de 1939, os dois corpos foram identificados por uma fotografia tirada pelo coveiro, e então transferidos para o cemitério do mosteiro de El Pardo.
Algum tempo depois, seus restos mortais, até hoje intactos, foram transferidos para a casa-mãe da ordem em Toledo, onde são venerados atualmente. As duas pertencem a um grupo de 14 monjas martirizadas à época da guerra civil espanhola. Das demais mártires, falaremos nos dias de seus respectivos martírios. As duas pertencem a um grupo de 14 monjas martirizadas à época da guerra civil espanhola.
Das demais mártires, falaremos nos dias de seus respectivos martírios. Madre Inés de San José: Inés Rodríguez Fernández nasceu em Avedillo (Zamora) em 2 de novembro de 1889. Em 14 de outubro de 1908, ingressou nas Concepcionistas do mosteiro de El Pardo, dedicando-se à oração. Em 1935, foi eleita abadessa, tendo atuado anteriormente como mestra de noviças. Recebeu a Palma do Martírio aos 47 anos, após 28 anos de vida religiosa.
Irmã María del Carmen de la Purísima Concepción nasceu em Avedillo (Zamora) em 28 de outubro de 1895. Em 16 de junho de 1914, ingressou no mosteiro de El Pardo. Era jardineira do jardim do convento, humilde, natural e simples. Recebeu a Palma do Martírio aos 41 anos e 21 anos de vida religiosa.



