A ORDEM DA IMACULADA CONCEIÇÃO 


Histórico

A Ordem da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria, OIC,

 

 

Monjas Concepcionistas, é um Instituto Religioso, de vida integralmente contemplativa, de direito Pontifício, com votos solenes (perpétuos) de Castidade, pobreza, obediência e clausura, com Regra e Constituições próprias.



 

Fundada em 1484, por Santa Beatriz,

 

sob a inspiração do Espírito Santo e a pedido da Virgem Imaculada,

em Toledo-Espanha, nos Palácios de Galiana, cedidos pela rainha Isabel, a Católica; foi aprovada a 30 de Abril de 1489, pela Bula “INTER UNIVERSA” do Papa Inocêncio VIII e canonicamente ereta a 16 de fevereiro de 1491, sendo dotada de Regra própria pelo Papa Júlio II, a 17 de Setembro de 1511, em virtude da Bula AD STATUM PROSPERUM”. Essa regra própria é baseada na forma de vida instituída pela santa fundadora e por ela e por suas companheiras observada desde o início da fundação da Ordem. Essa Ordem esta caracterizada por três heranças espirituais de Santa Beatriz: o Amor a Maria Imaculada, A Paixão de Jesus Cristo e a Santíssima Eucaristia.

As Concepcionistas foram, cronologicamente falando,

 

as primeiras monjas do Novo Mundo.

A Concepción do México foi erigida em 1540 a pedido do Bispo Juan de Zumárraga. As primeiras Clarissas chegariam a Santo Domingo em 1552, isto é, doze anos depois. No nosso século a Ordem da Imaculada Conceição floresceu com uma fecundidade surpreendente, sobretudo na América Latina. Um total de 44 novos Mosteiros em pouco mais de meio século, 36 dessas novas fundações correspondem ao Brasil, México e Colômbia. No Brasil, atualmente, existem 19 mosteiros.


No nosso século a Ordem da Imaculada Conceição floresceu com uma fecundidade surpreendente, sobretudo na América Latina. Um total de 44 novos Mosteiros em pouco mais de meio século, 36 dessas novas fundações correspondem ao Brasil, México e Colômbia. No Brasil, atualmente, existem 19 mosteiros.