parallax background

Santa Beatriz da Silva


Breve Biografia

Dona Beatriz da Silva nasceu na vila de Campo Maior, em Portugal, por volta de 1437.

Ela foi da linhagem dos reis de Portugal, filha de Rui Gomes da Silva, alcaide-mor de Campo Maior, e de sua mulher dona Isabel de Meneses, filha natural de dom Pedro de Meneses, 1.º conde de Vila Real e 2.º conde de Viana do Alentejo. Teve pelo menos doze irmãos: Pedro Gomes da Silva (alcaide-mor de Campo Maior); Fernando da Silva de Meneses (alcaide-mor de Alter do Chão), dom Diogo da Silva de Meneses (aio do rei dom Manuel de Portugal, que o fez 1.º conde de Portalegre e senhor de Gouveia), Afonso Teles (alcaide-mor de Campo Maior), João de Meneses (chamado frei Amadeu Hispano ou Beato Amadeu, secretário e confessor do papa Sisto IV, e fundador da Congregação dos Amadeítas, da Ordem de São Francisco), Aires da Silva (cavaleiro em Ceuta, falecido com fama de santo de e mártir), dona Branca da Silva (donzela da corte régia), dona Guiomar de Meneses, dona Maria de Meneses (donzela da rainha dona Isabel, mulher do rei dom Afonso V de Portugal), dona Mécia de Meneses (donzela da infanta dona Joana, mulher do rei dom Henrique IV de Castela), dona Leonor de Meneses (donzela de Santa Joana Princesa) e dona Catarina de Meneses.


 


Foi enviada para a 

Espanha
 


Viveu cerca de 30 anos

no mosteiro das Dominicanas

 


Santa Beatriz faleceu

No dia 9 de agosto de 1940



Vida e Legado


Santa Beatriz da Silva, uma figura de profunda devoção e fé, deixou um legado duradouro que continua a inspirar muitos até hoje. Sua vida, marcada por um caminho de santidade e dedicação aos menos afortunados, é um exemplo luminoso de amor e serviço ao próximo.

Teus devotos te buscam, Beatriz animados por santa confiança, Por que sentem na luta diária, Quanto pedes a Deus logo o alcanças.

Beatriz, rosto encarnado de Maria

Num mundo em crise de paradigmas, Beatriz se nos apresenta como referencial.


Impelida ao filial amor para com a Virgem Imaculada, modelo e ideal de vida interior.

e à imitação de suas virtudes, construiu as bases sólidas de sua fé e a força da perseverança na realização do projeto do Pai para sua vida. Mestra na oração, sua maior experiência, Beatriz nunca perdeu uma oportunidade de estar na intimidade com Deus.

Sua contemplação passava por Maria a Jesus, seu único Bem (Sl. 15,1).

Mestra na Oração

Sua maior experiência, Beatriz nunca perdeu uma oportunidade de estar na intimidade com Deus.


Sua vida foi um contínuo exercício de esperança heróica.

Quando nos 30 anos transcorridos no Mosteiro de São Domingos O El Real, nenhum sinal externo se lhe apresentava, mas não cessava Beatriz de crer e esperar pela realização da promessa feita pela Virgem Imaculada. “No silêncio e na esperança estará vossa força” (Is. 30,15).

A total confiança em Deus! “Em Vós, ó Senhor, esperei e não serei confundido para sempre”(Te Deum).